quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Mulheres e Vinho: Relação Inebriante

     As mulheres já são maior parte entre os consumidores de vinho, o que o diga minha amiga Jacqueline, e a tendência é que essa relação seja eterna, pois antiga ela já é... Na Grécia, em 1800 A.C. só as mulheres podiam vender ou servir a bebida, o que não lhes dava o direito de tomá-la, pois caso fossem pegas, seriam queimadas vivas. Como o mundo mudou, não é mesmo, amiguinhas? 
    Hoje, a presença feminina cresce em muitos setores e em atividades tradicionalmente masculinas. Tomar vinho e, principalmente, conhecer de vinho já deixou de ser "coisa prá macho". No Brasil o número de mulheres sommeliers está crescendo bastante e com sucesso, e, atualmente, 65% dos consumidores de vinho são mulheres, e não se tem notícia de que alguma delas tenha sofrido qualquer queimadura! Que beleza essa modernidade...

     Minhas amigas ratificam os dados da pesquisa. Sempre que nos encontramos para conversar, é muito raro bebermos outra bebida que não vinho, e tinto! Não é meninas!!! Nos restaurantes também é muito comum mesas com mulheres conversando e degustando a bebida. 
     Talvez o vinho seja a bebida mais democrática da atualidade:acompanha muito bem qualquer tipo de comida (a menos que a pessoa peça uma sopinha...); é uma bebida elegante, é ideal para beber tanto a dois como  em um grupo maior; há uma variedade muito grande de rótulos e de preços, que se adequam tanto ao gosto como ao bolso do consumidor e ainda,de quebra, é uma excelente opção de presente. 

     O mundo dos vinhos é riquíssimo, com uma variedade enorme de estilos, aromas e procedências. Seus amantes têm vocabulário e etiqueta próprios e quem pretende conhecê-lo profundamente precisa  estar sempre se atualizando, pois o estudo pode evitar algumas gafes... 

        Como regra geral, vinhos brancos são servidos bem mais frescos dos que os tintos, o que não quer dizer que os vinhos tintos devam ser servidos quentes... Ninguém merece! Temos que nos lembrar  que moramos em um país tropical, gente! Um balde de gelo com água é o meio mais eficiente e barato de refrescá-los. Outra indicação tradicional é que o vinho branco acompanha peixes e o tinto carnes em geral, o que também não é uma regra absoluta, pois a combinação dos sabores depende muito do menu preparado.

A tradição manda que seja servido em taças altas, que devem ser seguradas pela haste ou mesmo pela base, mas nunca pelo corpo em si, para não influenciar a temperatura, o aroma e a textura do vinho. No caso do vinho tinto, sua taça apresenta uma haste fina e seu copo um formato arredondado e largo que permite sua respiração. No caso do branco, sua taça apresenta uma haste fina e longa, e seu copo um formato oval e estreito que permite conservar a frescura do vinho. 
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário