quarta-feira, 20 de julho de 2011

Receitinha da Téia!

Risoto de Camarões com Molho de Tomate e Especiarias

Risoto é mesmo um dos meus pratos favoritos, de fazer e de comer.
Costumo fazê-los para receber ou para momentos românticos, apesar de serem maravilhosos, são mesmo muito calóricos e para o dia a dia não é legal.
Sim, agora eu sou uma pessoa que me preocupo com isto…aliás, voltei a ser preocupada com isto…
 E aqui vale um relato, embora não seja o post ideal, já que risoto é gordo, fiz exames e minhas taxas estão mais baixas do que quando tinha 30 anos. Viu como vale a pena cuidar da alimentação? Mesmo sem radicalismos? Legal, né? Tô de parabéns!!! ;)
Enfim, façam e divirtam-se.
Seria uma receita de risoto comum, não fosse o diferencial de acrescentar o molho de tomate, que deixa o mesmo mais úmido e acrescenta muito sabor. E assim, não precisamos incluir tanta manteiga e queijo parmesão.
Receita (4 pessoas)
3 xícaras de arroz carnaroli ou arbóreo (usei o primeiro)
1 cálice de vinho
1 cebola grande picada
2,5 litros de caldo de legumes
1 colher de sopa cheia de manteiga+ 1 fio de azeite
700g de camarões grandes temperados com sal e pimenta do reino e passados na manteiga rapidamente
1 colher de sobremesa de manteiga gelada e um punhado de queijo parmesão ralado na hora para finalizar
Molho:
1 lata de pomodoro pellati (tomate em lata pelado)
1/2 lata de água
1/2 cebola ralada
1 colher de sopa de azeite
1/2 pau de canela
1/3 de fava de baunilha sem abrir
1 anis estrelado
Sal e pimenta do reino à gosto
Frite a cebola no azeite, coloque as especiarias e refogue, acrescente o tomate e pique na própria panela com uma colher, até ficar em pedaços pequenos, deixe o fogo baixo apurando por uns 10 minutinhos. Retire a canela, o anis e a baunilha e reserve.
Agora vamos àquele esquema de sempre do risoto, frite a cebola com a manteiga e o azeite, acrescente o arroz, frite por uns 3 minutinhos, acrescente o vinho, mexa mais um pouco e vá acrescentando o caldo quente aos poucos com uma concha até ficar macio, mas ainda levemente crocante (al dente), acresecente o sal e a pimenta. Inclua o molho, os camarões, uma colher de sobremesa de manteiga gelada e uma de parmesão ralado na hora, mexa bem até encorporar todos os ingrediente. E voilá, prontinho para comer.
Aproveito para fazer uma referência a um ótimo blog de uma amiga, o Tô Nude da Priscila, que posta receitas do banquetes lá, e que eu sempre enrolada, não comento aqui, vão lá visitá-la: tonud.blogspot.com
Bj a todos.
Téia.

Um comentário:

  1. Dei uma desaparecida néam? I'm back! Que bom que nossa parceria com o blog Banquetes e Lanchinhos existe!!! Obrigada Téia!
    Bj.
    Pri

    ResponderExcluir