quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Receitinha da Téia!


Festa Brega – As comidas

Algum tempo atrás fizemos uma festa brega na casa de amigos queridíssimos, com a presença de pessoas tão queridas e especiais quanto. Foi uma tremenda brincadeira, em todos os sentidos.
Eu metida que sou já fui apontando o que o coletivo e/ou o que a minha percepção entende por brega, sempre como uma forma de brincar com os padrões estabelecidos. A Culinária também segue tendências e as comidas caem de moda.
As vezes apenas um detalhe deixou a comida brega, por exemplo, o pavê fiz com a cobertura azul, e os docinhos em várias cores, estas cores são extravagantes e fora de contexto para festas adultas, mas ficam lindas em uma festa infantil.
Foi tudo descompromissado, mas ficou bem interessante no todo:
Cardápio:
Para petiscar:
Aqueles salgados de queijo, salsicha e azeitona espetadinhos no melão com papel alumínio, que  o povo costuma chamar de….Sacanagem…
Coxinhas e empadinhas, enroladinhos fritos de salsichas (momento Caco Antibes I).
Como prato principal: que ninguém me mate porque eu também adoro, estrogonofe de  filé, batata palha, arroz branco e claro, salpicão.
Sobremesas: Pavê de Ameixas com Chantily Azul, Docinhos de Leite em Pó Coloridos e, óbvio, cajuzinhos (momento Caco Antibes II).
Estava tudo ótimo, e serviu para lembrarmos como deixamos de lado comidas maravilhosas por puro modismo, ou só as servimos em nossos momentos  íntimos.
Quem disse que risoto é mais chique do que arroz de carreteiro? Frutas vermelhas são melhores do que ameixas e pêssegos? O Coletivo, claro, e nós vamos seguindo assim.
Pensem em uma festa super animada, com verdadeiros momentos felizes, alegres, de relaxamento e descontração. E que lavam nossa alma…
Escolhi o pavê de ameixas, para deixar aqui para vocês.
Receita:
Creme Amarelo
1 lata de leite condensado
2 latas de leite
2 colheres de sopa de amido de milho
1 colher de chá de baunilha
3 gemas sem película (coadas)
Leve ao fogo até ferver e virar um mingau
Doce de Ameixas
1 lata de ameixas em calda sem caroços
1 pouco de água (+ ou – 100 ml)
3 colheres de sopa de vinho do porto
Bata no liquidificador as ameixas em pedaços com a água e o vinho, até virar um purê
Chantilly Azul
3 claras batidas em neve com 3 colheres de sopa cheias de açúcar e algumas gotas de corante azul em gel, até alcançar a cor
Monte colocando uma camada do creme embaixo, uma camada de biscoitos maisena (1 pacote) sem molhar, uma de ameixa, mais biscoitos e por cima o chantily. Enfeite com confeitos coloridos e leve a geladeira por pelo menos 4 horas.
Bjs bregas a todos.
Téia.

Um comentário: