quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Mito

    Demorei mas apareci! É que esses dias têm sido muito corridos, final de ano não tem jeito é sempre uma loucura, e, para completar a correria ainda tem a contratação dos arquitetos para executar o projeto da roça... O que aliás, além de tomar tempo, tem tirado meu sono... Amo ao cubo as "meninas" Flávia Amorim e Renata Melendez, responsáveis pela reforma do meu apartamento e pelo sucesso do resultado! Saímos até na revista Kaza - Talentos Centro-Oeste!!! Elas são mesmo, o que há! Vale a pena conhecê-las porque além de arquitetas são gente, e isso basta nesse mundo arquitetônico tão cheio de vaidades... Mas conheci um arquiteto, também formado pela UnB, na verdade, recém-formado: Renato Lopes, que trabalha conosco, lá no serviço... Ele é de uma humildade, de uma verdade e de uma competência, pouco vistas. Lá no meu trabalho tem setores brigando, literalmente, por causa dele... Não está nada fácil decidir, ainda mais quando a gente conversa com as meninas, aquelas fofas... É uma coisa de alma, empatia mesmo, sabem? Hoje, eu juro, vamos resolver essa situação.
    Enquanto isso não acontece, gostaria de postar algumas fotos do trabalho do arquiteto Isay Weinfeld, que me encantou absolutamente pela contemporaneidade de seus traços que produzem desenhos supreendentes e nada convencionais. Não tenho certeza, mais acho que quem me mostrou o trabalho dele pela primeira vez foi a Fabiane Bello, uma arquiteta formada pela UFBA, que ama elevado a quinta potência, arquitetura contemporanêa e é responsável pelo projeto da casa da Débora, que nos últimos tempos foi projeto mais incrível que eu vi. Essa é, sem dúvida, uma arquitetura que me encanta: Com vocês, Isay Weinfeld.




 Nesse projeto, feito em São Paulo, denominado a Casa da Água, ele deixa sua marca registrada: a busca pelo raro, aliás, pelo inédito. Para entrar na Casa é preciso vencer a trilha de pedras sobre o espelho d'água, o que o visitante só descobre depois de atravessar o portão... Surpreendente?



Vejam o detalhe de um outro projeto do arquiteto formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. 


Quem disse que arquitetura moderna não tem varanda, hein Cristina? Essa aqui é o quê, fofa? Percebam o texto dentro do contexto, ou melhor o traço que agrega à paisagem e cria um conceito: poesia. 

 
 " Calma, tudo está em calma... Deixe que o beijo dure, deixe que o tempo cure, deixe que a alma tenha a mesma idade que a imagem do céu..."
 

 Realmente, a impressão que se tem ao ver a arquitetura de Isay Weinfeld é a de que tudo se cria  e nada se repete, pela sua predisposição em trabalhar com o inexplorado associada a uma irreverência pessoal que é sem dúvida sua marca registrada. Amei!     

Nenhum comentário:

Postar um comentário