quarta-feira, 4 de maio de 2011

Minha sobremesa preferida: Petit Gateau!!

      Esses dias me pequei pensando em qual seria minha cor preferida, comida, sobremesa, sei lá! *orque tenho amiga que insiste em afirmar que a gente só conhece as pessoas se sabe qual sua cor preferida, o prato de que mais gosta, sua sobremesa predileta. Nada me ocorreu, até pensar na sobremesa... Minha sobremesa preferida é sem dúvida o petit gateau... Aliás, não é a toa que meu gato tem esse nome!
      Quando estive em Paris, não sosseguei até ir à Angelina comer o bolinho... E olha que a fila não era nada pequena... Que decepção! O bolinho de lá, não é como o daqui... Aliás tem até um outro nome: Moelleux. 
Eu e Pedro às margens do Siena...
        Há muita controvérsia sobre a origem do Petit Gateau, mas de acordo com o pessoal do Angelina, o criador da receita embora francês, a desenvolveu em Nova York, e de lá,  ela teria se espalhado pelo mundo. 
           Como eu adoro a receita, vou reproduzir a do Olivier Anquier,  que só veio conhecer o bolinho no Brasil! Esse bolinho é um sucesso de vendas, em Brasília, no Daniel Briant, que é um francês radicado aqui.

Ingredientes 
5 ovos inteiros
5 gemas 
170g de açúcar
100g de farinha de trigo
250g de chocolate meio amargo 
250g de manteiga sem sal

Preparo
Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria. Em uma batedeira, bata as gemas, os ovos inteiros e o açúcar.

Adicione o chocolate derretido à mistura das gemas e, em seguida, junte a farinha peneirada, misturando até obter uma massa homogênea. 

Unte com manteiga sem sal pequenas forminhas redondas antiaderentes, que podem ser inclusive de silicone. Coloque a massa nas formas e asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 4 minutos (retire assim que estiver com a superfície assada). Detalhe: O forno deve estar bem quente no momento em que os bolinhos forem colocados. Desenforme e sirva com uma bola de sorvete de baunilha e enfeite com morangos.