sábado, 14 de maio de 2011

Casamento: Com qual aliança você vai casar?

C
Que as mulheres gostam de complicar as coisas, definitivamente não se discute. As noivas então, nem se comenta... Como se já não tivessem com o que se preocupar, arranjaram mais um item a ser somado a uma lista imensa de preparativos... O modelo da aliança!
Alianças não são nenhuma novidade. Ao contrário, desde que o mundo é mundo, me parece que elas são usadas(rss)! Historiadores discordam sobre a origem do artefato, indicando por vezes o Egito e em outras a França, por volta do século XV, como fonte do objeto, cujo formato circular remeteria à ideia de perpetuidade, eternidade, já que o círculo não possui um fim. 
     
    Atualmente, entretanto, escolher uma aliança está longe de ser uma tarefa singela. Uma infinidade de modelos, cada vez mais bonitos e estilosos, povoam vitrines de joalherias e o imaginário das noivinhas modernas. 
    O mercado tem se esmerado para produzir alianças de sonho, o que tem, na verdade, tirado o sono de muita gente...


 Até bem pouco tempo atrás, os modelos disponíveis eram praticamente padrão, variando apenas em sua espessura. Agora? Criatividade é a palavra de ordem... Dá uma olhadinha no que pode enfeitar seu dedo e simbolizar sua união:
    O costume de usar a aliança na mão esquerda também possui um simbolismo: acreditava-se que nesse dedo havia uma veia que ia direto ao coração. Pelo preçinho que podem ter alguns modelos de aliança, essa veia passa necessariamente também pelo bolso dos nubentes.
     Em muitos países o uso das alianças estava cercado por superstições e misticismo, tanto que se elas caíssem das mãos dos noivos o casamento estaria fadado ao fracasso. Atualmente muito já foi desmistificado, e o que tem sido frequente é a personalização de alianças, cada vez mais procuradas pelos noivos e pensadas por designers e joalheiros


Diante de tanta opção, a dica é pesquisar bastante antes de escolher, da mesma forma que a escolha do noivo ou da noiva, a intenção é de que ela também seja permanente! 


     A dica dos entendidos do assunto é de que aliança, por seu uma peça de uso diário, seja compacta e sem pedras cravadas, o que potencializaria sua durabilidade. Mas vamos cobinar que uma aliança com brilhantes tem seu lugar, não é mesmo? 

    



2 comentários:

  1. oi...
    gostei muito desses modelos..
    estou a procura de um modelo de aliança, ate postei alguns modelos que gostei da net.
    qualquer coisa da uma passadinha lá.
    bjus

    ResponderExcluir