quinta-feira, 25 de agosto de 2011

E a casa na roça????

  Finalmente, depois de quase 09 meses de discussão de projetos, contratempos e percalços, começamos a obra da Casa da Roça! Pensaram que eu tinha desistido, né? Devo admitir, caro leitor, que quase desisti mesmo... Como foi estafante! Perdemos o mestre de obras, que ficou inseguro com a planta que não possui, até hoje, todo o detalhamento necessário... Ainda estamos lutando com o arquiteto.
      Fica a dica: Nunca, mas nunca mesmo, contrate os serviços de quem você tenha amizade, apego, ou qualquer relação, inclusive profissional... Não funciona. Lembre-se: Você não deve contratar quem você não pode demitir! 
    Diante disso tudo, decidimos começar a construção pela casa do caseiro, que anda todo serelepe com a perspectiva de uma casa novinha! A planta é bem simples, mas desencadeou um mundo novo de tijolos, areia e cimento, cal, entulho e  lajotas, que tornou minha vida um verdadeiro canteiro de obras! Como estou de férias tenho tido tempo para me organizar.
  De acordo com seu Vitorino, o mestre de obras, responsável por essa empreitada, já que o seu Vilson se mandou e não deixou endereço, daqui três meses a casa está pronta! Será? 
    De qualquer forma, vai ser bom começar dando um passo menor, para ter ideia do que nos espera... A casa do caseiro tem cerca de 105 metros quadrados de área total, sendo que destes, 43 metros são varanda, ou seja, é bem pequena, mas espero que fique aconchegante. 
   Gostaria muito de fazer uma casa ampla e espaçosa, que permitisse que o caseiro e sua família( que possui três crianças) circulassem sem hematomas ou coisa semelhante, mas com o valor do metro quadrado, não dá para empolgar não... Sorry, Cleudo...
      Estamos pensando em pintá-la de amarelo bem forte, berrante mesmo... Vamos ver se dá certo! Acho que vai combinar com o berinjela e com o laranja da casa da Sandra, será? Para escolher o tom da tinta vamos fazer testes com várias cores, pois cor e iluminação pensadas em conjunto são a dupla dinâmica: dão tons à casa de dia e à noite, com as variações do mesmo tom. Mas temos que considerar que em ambientes pequenos não é recomendável abusar das cores. De acordo com a revista Casa Cláudia, de agosto/2008, se você quiser investir em paredes berinjela, vermelho, laranja, invista em tons neutros na decoração, tipo off-white. 
      Enquanto a nossa casa não fica pronta, vamos usar essa casa de ponto de apoio para ir dando forma à roça, que, inclusive, já tem habitantes novos: 15 galinhas e alguns porquinhos-da-índia!... Enquanto isso, nós preparamos o bolso para o impacto de uma obra que terá uma área total de quase 1.000 metros... Deus nos abençõe!