quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Férias em Montevidéu

    Olá leitores queridos!!! 
    Enfim, férias!!! Que maravilha! Olha a carinha de feliz...

   Acabo de voltar de uma temporada em Montevidéu da qual não levei nem o celular... Tirar férias é tudo de bom! A gente sai da rotina e experimenta outros mundos, sem pressa e sem stress! Uma delícia! 
    Passei os primeiros cinco dias das minhas merecidas férias no Uruguai, em Montevidéu, que conheci somente agora, tendo em vista minha predileção por Buenos Aires, na América do Sul. 
   Tranquila, bem provinciana e muito fria, a capital do Uruguai se move calmamente em ritmo próprio. Se você não é chegado a um friozinho, talvez não seja uma boa ideia conhecer a cidade essa época... É gelada! Eu, como adoro o frio, não me incomodei nem um pouco... Ao contrário, o frio foi providencial, porque Montevidéu é aquele tipo de cidade para ser conhecida a pé! Acho que andamos uns 40 km pela cidade. 
   A primeira surpresa dessa viagem foi o Aeroporto Internacional de Carrasco! Que beleza! Aliás o que não faltam são adjetivos para descrevê-lo.


Lindo! Projeto de Rafael Viñoly e figurando entre os aeroportos mais bonitos do mundo, de acordo com o ranking da revista Travel e Leisure, top em matéria de viagens e turismo, recepciona de forma ímpar o visitante, com a seguinte frase de efeito: "Mundo bienvenido ao Uruguay".


O espaço amplo e bem arejado é emoldurado por uma estrutura em aço, curva e bem estilosa, que traz um quê de modernidade arrojada, que contrasta e muito com a melancolia da capital uruguaia. 
O free shopping também não fica atrás... Muito bom! Está à altura do Aeroporto!   Dá para ter uma noção por essa foto clandestina...

Há serviço de van para levar os passageiros ao hotel por cerca de 40o pesos uruguaios, o que vale muuito a pena, considerando os quase 900 pesos cobrados pelos taxistas...

 Nós ficamos hospedados em Pocitos, um dos bairros mais charmosos da cidade e cheinho de bares, cafés e restaurantes para todos os gostos... 
O centro e os principais bairros estão interligados por pequenas distâncias que, com um pouco de disposição, podem ser percorridas a pé, por vias que facilitam a caminhada, porque apresentam calçadas largas e bem pavimentadas. É, no entanto, pela Rambla, espécie de calçadão de Copacabana que corta toda a cidade, que Montevidéu se apresenta ao visitante, logo ao sair do aeroporto. Você não consegue nem se dar conta que não é o mar que está a sua frente... E a cidade pára todinha para admirar a vista e tomar mate(chimarrão) à beira do Rio da Prata. Sim, oficialmente o Oceano Atlântico só começa em Punta Del Este, mas pergunte a qualquer um em Montevidéu o que há na Rambla que a resposta será a mesma: o mar... 
     Devo advertir que o turismo em Montevidéu é, digamos, gastronômico, não tem jeito... A cidade, não tem aquela pegada cosmopolita de jeito nenhum... Aconselho um final de semana na cidade e pronto! Mas, se o assunto é comida, temos que falar do Mercado Del Puerto, na Cidade Vieja... Um negócio!


Sem brincadeira, comi o melhor salmão de uma existência inteirinha, no restaurante que super indico: O El Palenque, que fica no Mercado. Vale e muito a pena... Aliás, sem conhecer o mercado, o viajante não conheceu Montevidéu...


Aproveite para beber um Médio y médio, mistura de vinho branco com champanhe que é uma delícia de Montevidéu, criada ali no próprio Mercado. Também não deixe de experimentar a carne que é praticamente um folclore nacional! 



Além do Médio y médio, outra bebida que o visitante não pode desconsiderar em Montevidéu é o cortado, recorrente em dez entre dez cafés da cidade... No frio, então... Hum!
Por último, para fechar com chave de ouro a incursão gastronômica por Montevidéu, recomendo um chivito! Coisa bem básica, dá uma olhadinha:
Por incrível que pareça, acredite... Isso é um sanduíche! Tem de um tudo aí dentro, até shitake! 
Outra coisa que o turista tem que experimentar em Montevidéu é a media luna...
A cerveja em Montevidéu é a Patrícia... Não adianta pedir a Quilmes, viu?


Assim como os brasileiros e argentinos, os uruguaios também são loucos por futebol... O Gustavo, que por causa do Louco Abreu, jogador uruguaio que joga no Botafogo, me fez andar a cidade inteirinha atrás de uma camisa do Nacional do Uruguai, quase infarta ao conhecer o Estádio Centenário, que foi palco da primeira copa do mundo, em 1930, cujo campeão, o próprio Uruguai, ganhou a partida histórica contra a seleção brasileira, que tinha Pelé, Garrincha, etc e etc... 



Nesse estádio há um museu com a história dessa vitória memorável e com uniformes da seleção da época. Há também a camisa usada por Pelé e por Vavá na final do campeonato. Como o Uruguai também é o vencedor da Copa das Américas, nesse ano, há um espositor com as chuteiras do Loco Abreu, que para delírio da torcida do Botafogo foi receber a taça enrolado na bandeira do time. 


O Gustavo ficou mais emocionado ao ver as chuteiras do Loco do que a camisa do Pelé, pode? 
Bom o post está enorme! E eu ainda não falei dos pontos turísticos...
Vou deixar para um outro post a segunda parte!




        







Nenhum comentário:

Postar um comentário