segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Receitinha da Semana: É da Téia? É claro!!!


Que coisa boa a receitinha da Téia!!! A gente já estava com saudade!

Gelado de banana, chocolate e avelãs

Queridos:
Mais um mês de ausência, e desta vez, por um processo de stress daqueles. Como sempre que venho por aqui é para desopilar, me restabelecer e/ou me divertir, vamos esquecer os problemas e ir direto ao que interessa: esta maravilhosa receita.
Como não tenho saído muito de casa, a cozinha esta semana está sendo minha terapia (aliás, como sempre) e anda de vento em poupa, já fiz: biscoitos, queijadinha, gaspacho e já estou matutando outras idéias.  Assim que possível, aparecerão por aqui. Espero não engordar…
Olha, sinceramente, esta foi a melhor sobremesa que fiz nos últimos tempos,  a combinação é ao mesmo tempo sofisticada e confort food.
E estava mesmo precisando inovar nas receitas de sobremesa. Quase sempre a gente tem o hábito de fazer as mesmas receitas e as pessoas vão enjoando. E  a primeira delas sou eu, que adoro novidades.
Então, povo amigo, espero no próximo post estar plenamente estabelecida e com outras idéias para alegrar nossas barrigas e nossos espíritos.
Ingredientes:
300 g de chocolate meio-amargo
1 vidro pequeno de creme de avelã (separe 1 colher de sopa rasa)
2 bananas prata maduras amassadas
1 xícara e meia de creme de leite fresco batido em picos moles
1/2 xícara de avelãs sem casca assadas e picadas grosseiramente
Unte uma forma de bolo inglês de 20×10 com óleo e forre com papel-manteiga, deixando duas pontas compridas nas laterais. Reserve. Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas por 1 minuto, misture o creme de avelãs com um batedor (fuêt). Espere esfriar e acrescente a banana amassada. Delicadamente inclua o creme de leite batido. Distribua a mistura na fôrma, cubra com papel manteiga, nivele ligueiramente com as mãos e leve ao freezer por pelo menos 3 horas ou até ficar bem firme. Desenforme em uma travessa para servir puxando as laterais e se necessário coloque na boca do fogo baixo por 5 segundinhos.  
Calda:
1 colher de sopa de creme de avelã
1/2 xícara de creme de leite fresco sem bater
50 g de chocolate meio amargo
Leve ao fogo bem baixo e mexa com um batedor até incorporar os ingredientes, se necessário acrescente um tiquinho de leite. Deve ficar uma calda cremosa mas não muito densa.
Jogue a calda por cima do gelado desenformado e acrescente as avelãs por cima.
Esta receita foi adaptada da Revista Cláudia Comida e Bebida, de abril/2011.
E AGORA, UMA FLORES PARA ALEGRAR O NOSSO DIA. Aliás, de uma época para cá tenho recebido lindas flores e minha casa está delicadamente enfeitada.Vamos comprar mais flores para nossas vidas???
Bj a todos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário