quinta-feira, 24 de março de 2011

Bolos Perfeitos! Hum!!!

  A maioria das pessoas acha que depois de pronta a massa, é só colocar o bolo no forno e ele sairá lindo e gostoso. Mas quem cozinha sabe que assar bolos não é tão simples assim. Eu, como vocês já sabem, não sei cozinhar nada, e todos os bolos que eu faço ficam muchinhos da dar dó... Por isso fui atrás de quem entende do riscado para saber como produzir bolos perfeitos e aí vão as dicas para quem quiser aperfeiçoar suas técnicas:
1. O que fazer para a massa não empelotar?
     Peneire sempre os ingredientes sólidos antes de adicioná-los à massa do bolo. Dessa forma, além de remover eventuais impurezas, você favorece a mistura dos ingredientes, impedindo que a massa fique empelotada. O ideal é peneira por três vezes seguidas.  
2. Como garantir que a massa não fique pesada ou emborrachada?
      Depois de adicionar o fermento e as claras em nve à massa, não bata, para não ativar o gluten, que deixa o bolo pesado. Misture o fermento delicadamente, com uma colher e leve ao forno para assar. Aguarde alguns minutos antes de desenformar e então vire o bolo sobre uma grade, para esfriar. Não deixe esfriar completamente para depois desenformar, pois o bolo continua a assar com o calor da forma e isso pode deixar a massa pesada.
3. O que faz o bolo crescer? 
       Usar todos os ingredientes dentro do prazo de validade, principalmente o fermento em pó. As vezes o fermento estraga mesmo estando dentro da validade, pois é um ingrediente muito instável e delicado. Para ter certeza de que ele ainda está ativo, coloque um pouco do fermento em um copo d'água quente. Se borbulhar, pode usar sem medo! Também é importante utilizar todos os ingredientes em temperatura ambiente, pois a temperatura influencia a ação do fermento. Assim, algum tempo antes de preparar o bolo, retire da geladeira ovos e margarina.
4. O que deve ser feito para o bolo não afundar no centro?
      Não abra a porta do forno nos primeiros 15 minutos e não retire o bolo do forno antes que ele esteja completamente assado. Quando você for verificar se o o bolo já assou, abra a porta do forno, mas não tire o bolo de lá, apenas puxe a forma. Depois de desenformar, para não murchar, deixe-o coberto, nunca sobre uma superfície fria. Correntes de vento são umperigo para bolos perfeitos...
5. Técnica infalíveis
       Existem receitas que pedem para simplesmente misturar todos os ingredientes e colocar na forma. É muito prático, mas nem sempre esse procedimento promove bolos impecáveis. Então:
a) bata a margarina com o açúcar. Então vá adicionando os ovos um a um, batendo bem a cada adição. Depois acrescente os ingredientes secos e os líquidos até misturar bem, e, por últimos as claras em neve e o fermento, misturando com uma colher, levemente.
b) bata os osvos com açúcar até a mistura crescer, espumar e ficar clara. Em seguida adicione a margarina, o líquido e os ingredientes secos, misturando com uma colher delicadamente.
            De acordo com os entendidos no assunto, não tem como errar! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário