sábado, 5 de março de 2011

Organização vale a pena!

    Viver hoje em dia pode ser perigoso... Se você é desorganizado a situação pode piorar e muito, porque a vida em meio a uma bagunça generalizada não é apenas desagradável, é realmente perigosa! O caos da desorganização atrapalha demais, causa sérios problemas e acabam dando uma canseira danada: documentos perdidos, contas esquecidas,  recibos jogados fora, compromissos perdidos e o descontrole total poderiam ser evitados com disciplina e organização: papéis agrupados por assunto e guardados em um local determinado, entre outros. Por isso, a dica de hoje é: organize-se!
    Vão aqui algumas dicas interessantes para quem pretende se organizar:

1. Anote seus compromissos - Centralize a organização geral da sua vida em apenas um lugar. Se você é tecnofóbico, vale aquela velha e boa agenda. Mas anote! Não confie somente na memória, porque todo mundo está cada vez mais esquecido... 

2. Analise a lista de anotações do dia seguinte no dia anterior, para não ser pego de surpresa. Separe as tarefas categorizando-as por prioridade em: pessoais, profissionais, finaceiras, etc. Anote destacadamente as prioridades, e em outro plano as tarefas secundárias. Vá ticando quando você as tiver realizado. 

3. Não deixe para depois, faça logo! Xô preguiça!!! Responder e-mail, fazer aquela ligação, pendurar a roupa no cabide, são algumas atividades que costumamos adiar, o que pode dar muito mais trabalho depois... Assim, faça logo o que deve ser feito.

4. Não desista nos primeiros dias. Insista! Depois de um certo tempo, vira rotina e tudo entra no automático, acredite! Você nem vai perceber... Mas para isso, é necessário disciplina e autodomínio!

5. Pratique o desprendimento - Doe as coisas que você não usa e conserte aquelas que ainda podem ser conservadas. Aprenda a jogar fora coisas que não servem mais. Dê uma limpa nos arquivos! Revise constantemente sua organização, pois essa rotina é um processo contínuo. Não adianta nada arrumar tudo que você mesmo desarruma. O que não é usado por você pode ser muito precioso para outra pessoa!

6. Determine o lugar de cada coisa: revista no revisteiro, maquiagens na gaveta, roupa suja no cesto e assim por diante. Se você nunca acha suas chaves há algum problema com a definição dos lugares ou com o hábito de colocar neles os respectivos objetos. Pode ter certeza que dá muito menos trabalho do que ficar igual louco procurando a chave na hora de ir trabalhar e você já está atrasado ou na hora de procurar os recibos para fazer o imposto de renda 


7. Estabeleça uma rotina, assim fica mais fácil organizar-se. 

8. Agende os pagamentos em sua conta corrente.

9.  Anote datas importantes no celular.

10. Preste atenção! Fazer as coisas sem atenção compromete seu resultado e resulta em retrabalho. Quando estiver fazendo alguma coisa, realmente esteja ali.





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