quarta-feira, 9 de março de 2011

MAQUIAGEM - Dicas Rápidas

Que a maquiagem é uma forte aliada da beleza feminina, ninguém tem dúvida. Mas como usar a maquiagem para disfarçar imperfeições e disfarçar pequenos defeitinhos é que ainda causa muita dúvida... 


Confira algumas dicas:

Disfarçar sardas, manchas e cicatrizes



Três produtos são essenciais: base, corretivo e pó. Cada um deles tem a sua função e seu efeito. 

A base serve para dar uma tonalidade uniforme à pele, iluminando as áreas mais escuras (ao redor dos olhos e da boca). A pele lisa e uniforme pede base transparente, ao passo que a pele com espinhas, cicatrizes, manchas ou marcas exige base opaca. Escolha uma que seja específica para seu tipo de pele e aplique-a com os dedos ou com pincel próprio (duofiber). A cor da mancha tem que ser analisada antes da aplicação do corretivo,  para saber a tonalidade a ser usada. Para disfarçar marcas maiores e com volume, use um pincel com ponta pequena, que vai aplicar o corretivo no ponto exato. 

O último toque é o pó. Ele vai fixar a base e o corretivo, controlar o brilho da pele e prolongar a vida de sua maquiagem.


Esconder acnes


É fundamental usar um corretivo, que seja específico para este tipo de problema. Cuidado para que seja adequado ao seu tom e tipo de pele. Se a espinha estiver muito evidente na pele, cuidado para não passar muito produto, pois a aparência pode ficar pior. Existem corretivos, como é o caso desse, da Make Up Forever, que permite a mistura de tons de corretivos, para potencializar o efeito do corretivo, pois permite chegar o mais próximo do tom que disfarça avermelhados da acne.



Aumentar o queixo



Prepare a pele com a base e o pó e esfumace com sombra clara os cantos externos do queixo. Usar um iluminador na ponta do queixo também ajuda.

Diminuir o queixo



Prepare a pele com base e pó, e esfumace com um tom mais escuro as laterais.

Afinar o rosto



Use a base no seu tom de pele em todo o rosto para uniformizá-lo. Passe uma generosa camada de base bege médio do centro da testa para as laterais próximas às orelhas e também dos lóbulos em direção à boca, seguindo rente ao maxilar. Com uma esponja, espalhe em toda a área. Em seguida passe também base escura nas laterais do nariz e suavize. Passe o pó translúcido no centro na zona T (testa, nariz e queixo) para destacá-la (à noite, use o iluminador). No canto interno dos olhos até o centro, use sombra prata. Espalhe o blush das maçãs em direção às têmporas.

Corrigir olheiras e bolsas


Para driblar esta pequena elevação sob os olhos, a dica é esfumaçar os cílios inferiores e superiores com tons mais escuros que o da pele. E lembre-se: é muito difícil disfarçar o problema com uma maquiagem muito pálida. Corretivo também pode ajudar.

Disfarçar falhas nas sobrancelhas

Utilize lápis específico para sobrancelhas. O lápis preto de olho pode pesar um pouco e desarmonizar o rosto.

Listamos alguns pecados capitais para você não errar da próxima vez.

Base: sempre teste na própria pele antes de comprar a sua, não vale colocar o produto na mão. Se não sumir ou não marcar a pele, está liberado. "Após lavar o rosto, o primeiro passo é utilizar uma base, de preferência líquida e fluida, cuidando para não deixar o rosto pesado. O ideal é passar com uma esponjinha, pois com os dedos pode pesar", explica o maquiador Djan Marinho. Conforme o maquiador Marcos Costa, para quem tem pele mista e oleosa, o próximo passo é aplicar uma leve camada de pó compacto para tirar o brilho. "A preparação da pele é fundamental para uma boa maquiagem, além de ajudar a conservar o make", diz.

Corretivo: nesta hora é bastante comum abusar do corretivo nas olheiras, deixando a região mais esbranquiçada que o restante do rosto. Cuidado! Ele deve ser aplicado em pequenas quantidades, escolha aqueles com apenas um tom mais claro que a sua pele. O correto é apenas dar suaves batidinhas com os dedos de baixo para cima, próximo aos cílios.

Sombra: muita gente costuma usar apenas uma cor, na pálpebra superior, o que não ressalta o olhar, pelo contrário. Dessa forma, quando você for usar uma sombra escura sempre esfume com uma mais clara por cima, bege, por exemplo, e não esqueça de puxá-la para os cantinhos externos, sempre para cima. Ilumine o olhar com uma sombra mais clara, que pode ser um pérola ou um rosa claro, próximo à sobrancelha. Para completar o make dos olhos, aplique um delineador preto rente aos cílios superiores", sugere Costa. Lembrando que não se deve usar o lápis na região interna dos olhos, o traçado nessa região reduz o olhar. E na hora de usar o delineador é pior se puxar a pálpebra para pintar, pois você corre o risco de deixar o traçado com aspecto rachado.

Máscara: para não deixar o efeito "pata de aranha", quando os cílios ficam grudados, sempre use uma escovinha e não se esqueça de passar a máscara desde a raiz, sempre tirando o excesso.

Blush: o famoso aspecto de palhaço é bastante comum por conta de muita gente ainda usar o blush bolinha, no meio das maçãs do rosto. "Opte por um blush um tom acima da pele. O truque é dar um leve sorriso para realçar o local em que o produto deve ser passado.

Dose a quantidade no dorso da mão e, para não exagerar, aplique aos poucos", detalha Costa. O blush é apenas para dar um aspecto de saudável, portanto, deve ser aplicado na direção das têmporas, aquele ossinho que fica abaixo dos olhos. Se o seu rosto é oval, o blush pode ser mais caprichado nas maçãs, e os redondos permitem uma aplicação na direção da boca.

Batom: o principal erro acontece na hora de usar um contorno labial, que marca o formato da boca e faz com que o batom dure mais. Os dois devem ter a mesma tonalidade.
Por:
Agência MBPress 

Nenhum comentário:

Postar um comentário