quinta-feira, 17 de março de 2011

Desvendando o Melasma

           Se tem uma coisa que incomoda é mancha na pele, não é não? E quando essas manchas se concentram no rosto, a coisa fica muito pior... Manchas que se concentram no centro do rosto,  bochechas, em cima dos lábios, num tom mais escuro que o da pele, são denominadas melasma. 
          As dúvidas sobre o melasma são inúmeras: Qual o melhor tratamento? Que creme é indicado? Como fazer para evitar reicidivas? Como aparece o melasma? Tem jeito? O laser é a solução definitiva? Uma loucura!!! Ainda estamos no verão, período em que a exposição ao sol é bem mais intensa e é justamente nessa estação que os consultórios dermatológicos pipocam desses casos.
          Uma coisa que causa desânimo nas pessoas acometidas pelo problema são as reicidivas, ou seja, a mancha está clareando com o tratamento e depois piora, porque o melasma possui natureza recorrente e refratária... Ô desgosto! As manchas têm células de memória, pode?! De acordo com a doutora Denize Steiner, a gênese do problema ainda não está bem esclarecida, ou seja, não há uma causa específica e determinada para esse tipo de problema, mas o fator solar, com certeza, é um componente importante, como também, fatores hormonais, como a ingestão de pílulas anticoncepcionais, fatores genéticos, vasculares, entre outros.

             A novidade e boa notícia é que uma, não, mas duas novas formas de tratamento foram apresentadas no Congresso da Academia Americana de Dermatologia, realizado agora, em fevereiro desse ano!  De acordo com a pesquisa apresentada para o primeiro tratamento, o pulo do gato seria aplicação, duas vezes ao dia, de um produto em forma de creme que age mitigando o efeito da melanina, responsável pela pigmentação da pele, e os resultados seriam visíveis em um mês. Vale destacar, que  o tratamento do melasma deve ser realizado de maneira progressiva e de forma lenta e paulatina, caso contrário, quanto mais rápido o tratamento, mais rápido a mancha volta... Uma dureza! Bom , o nome do tal creminho é Ellure e não tenho ideia de quando chega às farmácias. Seu diferencial, de acordo com os pesquisadores é que ele impede a produção de melanina ao invés de diminuir sua produção, como os demais cremes clareadores existentes.
                    O segundo, foi desenvolvido pela Universidade de Harvard que apresenta resultados de 25 a 30% mais eficientes que os tratamentos existentes. O novo procedimento, denominado de infusão dérmica de substâncias consiste na associação de laser e cremes clareadores, que juntos conseguem otimizar os resultados do tratamento, já que o laser leva até as camadas mais profundas da pele os cremes clareadores, que normalmente, por não alcançar a referida camada, tratam superficialmente o problema e o laser utilizado isoladamente pode agravar a pigmentação da pele. A associação de ambos, permite que os clareadores penetrem mais profundamente.
             O tratamento consiste em uma seção de laser fracionado que ao ser aplicada na pele realiza micropontinhos. No dia seguinte, e nos dez dias seguintes, é ideal que o creme clareador a base de ácido retinóico ou kójico e hidroquinona, seja aplicado pois os microfurinhos permitirão que ele penetre mais profundamente na pele otimizando os resultados. Até então, os tratamentos do melasma não associavam os dois, em função de que a ação do laser é muito invasiva. O máximo era um hidratantezinho e nada mais...
                 Não se deve negligenciar a proteção contra a radiação ultravioleta, ou seja, não pode esquecer o filtro solar, não só durante o tratamento, mas sempre.

Nenhum comentário: