sexta-feira, 17 de junho de 2011

É festa!!! Receita Comemorativa da Téia!

Mini-Cupcakes festeiros de limão e chocolate

Alguns dias atrás, eu e Miltão fizemos 12 anos de casados, rolou, então, uma reunião com a família e os padrinhos, para além de comemorar, não perder a chance de encontrar pessoas tão queridas para nós.
Infelizmente algumas delas não puderam comparecer, inclusive minha família e alguns padrinhos, que estavam viajando, adoentados ou tinham outros compromissos, mas apesar disto foi maravilhoso.
Com minha mãe, irmão e cunhada fizemos uma prévia com risoto de camarão e crumble de maçã. As receitas aparecerão em outras oportunidades.
Então, voltando a comemoração, desta vez, fui quase de convidada, contratei uma turma muito legal que fez crepes deliciosos, e para não dizer que não fiz nada, senão ia ficar doente, como diz o Miltão, fiz uma mesa com cupcakes de limão e chocolate, brigadeiros de potinhos (ovomaltine e capim santo), licores, café, chocolate quente e chá de capim santo.
Hoje vou deixar aqui para vocês a fotos da mesa e as receitas dos cupcakes.
Vista panorâmica da mesa de bebidas quentes, licores e guloseimas
Os licores e atrás o álbum que ganhei de presente com nossos 12 anos de fotos
Vista da nossa área de lazer e a equipe dos crepes em ação
Os brigadeiros - "Reserva 2011"
Já havia feito algumas receitas de cupcakes que não me agradaram muito, mas eis que fui chamada para a inauguração do Espaço Gourmet e Espaço Saúde da chef e amiga Tâmara Rolim (contato@nutichefbrasilia.com.br), e ela fez um cupcake de baunilha com cobertura de chocolate branco que estava desmanchando na boca e super leve.
Ela gentilmente me cedeu a receita base, que passo para vocês. Inclui raspas de limão e chocolate em pó e fiz as coberturas do meu jeito. Caso você tenha dúvidas em fazer cupcakes maravilhosos, pode fazer estes, vocês não irão se arrepender. O povo não parava de comer….
Mini – Cupcakes:
Massa:
250 g de farinha de trigo
200g de açúcar
150g de manteiga
200ml de leite
4 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó
Separe as gemas das claras. Bata o açúcar com a manteiga até ficar bem claro. Acrescente as gemas uma a uma e continue batendo, acrescente a farinha e o leite, alternadamente, ouu seja, uma colher de uma e do outro, por fim acescente o fermento. Bata as claras em neve e encorpore à massa lentamente. Leve ao forno pré-aquecido (10 min.) à 200ºC por cerca de 30 minutos. Faça o teste do palito, que deverá sair sem migalhas.
Para os cupcakes de limão acrescentei as raspas de 1 limão a massa antes do fermento. A cobertura foi 1 barra de chocolate branco (170g), 3/4 caixinha de creme de leite, suco de meio limão e as raspas da metade. Aqueci o creme de leite e o chocolate por 1 minuto no microondas. Mexi com um fuet e acresentei as raspas e o suco de limão aos poucos. Observe se você gosta mais ou menos azedinho e reduza ou aumente a quantidade. Passei com um colher em cima dos bolinhos e enfeitei com confeitos coloridos.
Para os cupcakes de chocolate acrescentei 3 colheres de sopa de chocolate em pó junto com a farinha de trigo e ½ barra de chocolate a 70% picadas (pode usar o meio amargo) em quadradinhos e acrescentei à massa. A cobertura foi a outra metade da barra de chocolate, uma caixinha de creme de leite, 1 colher de baunilha, 2 colheres de sopa de leite condensado.
Com esta massa, não há limites para a imaginação, podemos incluir nozes, castanhas, trocar o limão, por laranja ou maracujá, e por aí vai…
Bj a todos.
Téia.

5 comentários:

  1. Não é especial essa pessoa gente? Linda sua festa Téia! Parabéns e obrigada pela parceria incrível
    Bjk
    Pri

    ResponderExcluir
  2. Pri, sim! Essa Téia é uma coisa deliciosa de se ter por amiga!
    Téia, o povo não parava de comer mesmo, minha amiga... Parar de que jeito? Se os cupcakes e brigadeiros incitavam o pecado capital da gula? ;-) Êta pecado bom! Gente, as receitas dessa "mão de fada" funcionam mesmo! Se vcs têm paciência para fazer, podem apostar! E o chocolate quente, então? Esquentou até a alma, com energia e aconchego! Beijão, dupla mais que querida!!! Paul

    ResponderExcluir
  3. Gente, amigo é uma coisa boa, né? Pri e Paul muito obrigada pelos elogios e pelos parabéns! Pri, faltou você e o Gustavo, Miltão falou com seu maridón, mas vocês estavam em Londres, que pena, mas nem tanto, porque a viagem é melhor ainda, né??? Precisamos marcar um encontro com os parceiros do Tô Nude, você e Paul topam? Ah, leva a Débora que é tudo, em? Bjkas.

    ResponderExcluir
  4. Minha amiga querida! Depois que vi o post me deu uma tristeza por ter perdido esse mega evento! Chiquérrima você!!! Vamos marcar um encontrinho sim! que tal essa semana??? Me dá notícias tá? Quinta é um dia bom para vc? Esperamos sua resposta. Equipe do Tô Nude...KKKKKK! Que coisa chic, meu Deus! Obrigada mil vezes pela parceria que arrasa sempre!
    Bjk
    Pri

    ResponderExcluir
  5. Pri!!!! Fiz a receita da Téia no fim de semana, para uma festinha junina cool que fiz na casa da vová para minha família toda, que você sabe, não é pequena...
    Foi um sucesso!
    Obrigada Téia pela dica!
    Bjussssss
    Camila

    ResponderExcluir