quinta-feira, 2 de junho de 2011

Londres Capital do Mundo Inteiro e sede da final da Copa da Uefa

          Terceiro post da série sobre Londres, o que não poderia ser diferente, em se tratando de uma megalópole. 
            Sabe de uma coisa, leitor? Embora não tenha amado tanto Londres como amei a Itália, acredito que se fosse realizada uma eleição para escolha da capital mundial, Londres estaria, com certeza no segundo turno(rss!) e, talvez ganhasse!
           Essa foi uma viagem diferente das outras que fiz esse ano, porque não planejei absolutamente nada, nem ao menos tomei as providências de praxe, como buscar informações históricas e locais de atrativos turísticos. 
           Na verdade fiz apenas uma reserva no Booking para hospedagem em um hotel chamado Best Western Shaftesbury Paddington Court London, que fica na 27 Deconshire Terrace, W2 3DP: 

que acabou cancelada duas semanas depois porque o Marcelo nos convidou para ficar com eles. (Obrigada, Marcelo e Danusa, do fundo do coração, foi muito especial para nós, de verdade!)  O local em que nossos anfitriões moram é agradabilíssimo: Vauxhall, que segundo o Marcelo, por estar na margem sul do Tâmisa é o parente pobre da margem norte, desde os tempos romanos, quando o burgo de Southwalk começou a se desenvolver do lado errado da Ponte de Londres. 
Da sacada dá para ver a estação de metrô, que aqui em Londres é conhecido por Tube
Condomínio do Marcelo visto do 12 andar



Vista da sala do Marcelo: Olhando à esquerda

Paisagem da janela da sala: olhando à direita
                   
Essa é  ponte que liga Vauxhall à margem sul do Thames
Outras vistas espetaculares de dentro do apartamento posh do Marcelo:



    Hoje porém, a margem "pobre" abriga o complexo cultural South Bank, a Tate Modern, a London Eye, o Globe Theatre e a Saatchi Galery, isso sem comentar nos horrores indizíveis da London Dungeon... Para o Marcelo é mesmo uma área "POSH" e ponto final. Morra Kensington!

A London Eye é a maior roda de observação do mundo, e de acordo com informações da população local, é quatro vezes mais larga que a cúpula da St. Paul's Cathedral, oferecendo uma vista privilegiada de Londres, até para quem detesta altura, porque possui cabines envidraçadas e super protegidas... Estivemos em Londres em clima de verão, principalmente nas vitrines, mas para o Marcelo é primavera, inclusive a mais quente do milênio... Sabe como é, não se deve contrariar... Bom, os passageiros da gigantesca roda trafegam em uma de suas 32 cabines que possuem formato de casulo e que giram suavemente em uma passeio que dura cerca de trinta minutos. O design da British London Eye, cujo desenho representa a virada do século, é de autoria de David Marks e Julia Barfield, para comemorar a chegada do novo milênio.


Essa roda gigante atrai milhares de pessoas é 200 vezes maior que a roda de uma bicicleta de corrida, oferecendo uma vista impressionante de Londres. Cada cápsula é totalmente selada e tem capacidade para transportar até 25 pessoas de forma confortável. A visão pelas grandes janelas é totalmente desimpedida e ainda há assentos. Mas, os passeios podem ser cancelados no último minuta em função de mau tempo. Além disso, há uma pessoa que acompanha o passeio e caso o turista queira alguma informação sobre os pontos turísticos principais, que podem ser vistos da London Eye, ela está disponível para informar. A roda está constantemente rodando, as pessoas podem entrar e sair da roda em movimento. Passeios ao por-do-sol e à noite também estão disponíveis. Recomendo fortemente!


Tate Modern
        Ainda na margem sul do Tâmisa, em frente à Ponte do Milênio, a Tate Modern foi inaugurada em 2000, como um dos principais museus de arte moderna do mundo. Não pude visitar seu acervo porque definitivamente eu não tinha tempo... Uma pena!
           Passamos em frete ao Parlamento e Big Ben, depois cruzamos o Thames pela Millenium Bridge e seguimos para St. Paul's Cathedral:

            Essa acabou sendo uma viagem praticamente realizada em grupo, já que passeamos sempre com pessoas que moram lá ou estão indo morar, (Oi Moema!) embora eu não  conhecesse anteriormente todas as pessoas com as quais estive em Londres, (Oi Esther! Oi Ariadne! Oi Aline!) a viagem com passeios em grupo ganhou um outro colorido e de uma certa forma, foi uma espécie de defesa contra as ansiedades normais de quem sai de sua zona de conforto, no caso, seu país e seu idioma, e acaba se sentindo protegido pelo grupo, que forma uma espécie de redoma contra imprevistos. Por isso, obrigada meninas pela companhia valiosa de cada uma de vocês! Obrigada por me apresentar Londres, especialmente a você Danusa, que é tuuuudo de bom! Obrigada pelo carinho diário, paciência e companhia agradabilíssima. Sir Marcelo, fofucho, você deveria ser tombado pelo patrimônio público de Londres, sabia? Virar estátua mesmo! Obrigada, seu carinho será indeletável e inesquecível!




          Outra coisa diferente nessa viagem foi o tamanho das nossas malas, que foi mínimo(só bagagem de mão) e ainda assim, levei coisas que acabei por não usar, pode? Apesar de existirem passageiros que adoram arrumar malas para viajar, (Oi Esther!) a maior parte da população terrestre as considera um inconveniente... E aqui entre nós, foi-se o tempo em que a quantidade de malas evidenciava o status social do viajante. Hoje em dia uma mala é literalmente uma mala... Outra coisa que não pode ser esquecida é que as malas que você leva para a viagem serão carregadas por você... Pense bem antes de fazê-las!


            Chegamos em Londres na semana do jogo mais esperado do ano, a final do badalado torneio entre os melhores clubes de futebol do mundo, a Liga dos Campeões da Uefa, 


que colocou frente a frente, após nove meses de disputa acirrada entre 32 times participantes, os dois maiores times do futebol do mundo, Barcelona e Manchester United, em um dos estádios mais tradicionais do esporte bretão: Wembley - que abriga pela sexta vez a final europeia, sendo a primeira, depois de sua reforma. O resultado?  Barcelona campeão por 3 a 1, em cima do time da Casa...  Foi punk! 


Depois posto as fotos porque, sem querer, deletei todas as fotos da máquina do Gustavo, tadinho... O pessoal da Help Informática está tentando ver o que dá para salvar... (Oi gente! Consegui salvar as fotos!)

 O Estádio de Wembley estava lotado... Olha a animação do Gustavo ao lado da bola de futebol do campeonato mais badalado da Europa... Graças a Deus e ao Arley consegui recuperar essas fotos senão estava fritinha... Até eu que não sou chegada em futebol tirei foto em Wembley, afinal de contas esse jogo mobilizou o mundo...
 Olha a taça aí! E quem levou foi o Barcelona... Os ingleses ficaram tristes...

 Eu que não sei nadinha de futebol percebi, rapidamente, que o atleta ícone era o Messi. O Estádio de Wembley, famoso por abrigar inúmeras partidas de grande expressão foi totalmente repaginado e reconstruído, tendo sido reinaugurado em 2007. Na última Champion League, curiosamente quem levou a taça foi o Barcelona...
                Fui até a uma festa de aniversário em Londres!!! Chique, néam? (Hello Cidinha!) Que delícia! Foi muito, muito bom! Parabéns prá você, viu?

         Desculpe a invasão da sua festa de aniversário, Cidinha! Quero registrar que estava tudo deliciooooso! Gente, o post já está enorme de novo! Vamos ter que fazer outro...  Só para finalizar:
          Esse é o apartamento mais caro do mundo... Fiz questão de fotografar... Um apartamento desses custa uns milhões de libras...

   Finalmente, tenho que registrar o Royal Albert Hall 





          

Nenhum comentário:

Postar um comentário