segunda-feira, 6 de junho de 2011

O que fazer em Londres???

           
Mais um post da série, a série, "Dedique uma Canção a quem você ama!(rss!). Brincadeira! Desvendando Londres! 
         Londres é uma cidade feita para o turismo! Fácil de entender, cheia de pessoas gentis, com um transporte público eficientíssimo, enfim, um sonho! Todas as revistas de turismo publicam, com frequência, reportagens sobre o que fazer em Londres, consequência indubitável, do interesse dos turistas pela cidade, aliás, um dado curioso: Minha sócia está indo para a Grécia em julho(Oi Sandra!), e estava comentando sobre a dificuldade de encontrar artigos de turismo, sobre a Grécia, em revistas especializadas... Se ela a fosse para Londres, certamente, não teria esse problema... 
         No entanto, como fui uma turista com assessoria especializadíssima, em função de ter conhecido em Milão, em fevereiro deste ano, pessoas que moram em Londres, algumas há muito tempo, outras nem tanto e algumas que estão indo para ficar, como é ocaso da Moema, e, principalmente, por ter ficado hospedada na casa da Danusa e do Marcelo, vivi o dia-a-dia londrino e por isso, acredito que esse post trará uma leitura mais profunda da cidade, capaz de revelar lugares e atrações pouco conhecidos pelos turistas... Espero que eu não esteja enganada!  So, let's go there!
               Fui informada de que em 1966 Londres foi assolada por um incêndio que teve início na Rua Pudding Lane e que, rapidamente, alcançou a região mais antiga da Londres: a The City, devastando-a totalmente e, junto com ela, o coração dos londrinos, que jamais esquecerão a tragédia. 
         Cinco anos mais tarde, uma obra foi executada para simbolizar uma espécie de renascimento: o renascer das cinzas de uma cidade que não se entrega... a The Monument, foi construída a 61 metros de distância do local exato da tragédia e, com também 61 metros de altura, oferece exatos 361 degraus, em forma de espiral, ao visitante corajoso, que deseja conhecer a cidade sob um novo ponto de vista... 


    Ao final, no entanto, os degraus trazem uma recompensa ao visitante corajoso: uma vista privilegiada da cidade, o inclui observar a Tower Bridge de um ângulo inusitado.

     Outro ponto, que embora não seja turístico, acaba por ser de interesse de brasileiros que vão a Londres é o prédio onde funciona o Banco do Brasil e onde trabalha Sir Marcelão:



         Quando fui conhecer o BB em Londres fiquei sabendo que Londres foi abalada por duas ondas de ataque terrorista: Em 7 de julho 4 homens- bomba atacaram o centro da cidade, mais especificamente um ônibus e trens do metrô. Houve a morte de 52 pessoas e outras tantas feridas. Duas semanas depois, outras quatro tentativas chocaram a população da cidade, por isso, o governo mandou retirar os latões de lixo das ruas, que há pouco tempo voltaram a reaparecer timidamente. Nas estações de metrô, no entanto, não há latões de lixo.
       Basta chegar ao centro de Londres para enxergar nuances verdes do Hyde Park, quebrando a monocromia londrina. As áreas verdes de Londres se estendem do Hyde Park até os Kensigton Gardens, que apesar de limítrofes possuem personalidades absolutamente diferentes. Um sopro de vida no coração da cidade! 

     Oficialmente reconhecido como um dos Parques Reais de Londres, que justamente pela adjacência ao Kensington Gardens, configura umas das maiores áreas verdes da cidade, esse é um passeio que vale a pena, porque é, sem dúvida, um local ideal para relaxar e observar a natureza que é bem rica aqui, começando pelo Lago Serpentine, rebatizado de  Long Water, que corta o Parque, criado a pedido da rainha Caroline ao marido, o Rei George II, passando por zonas com bosques e jardins, vários caminhos recortados e com uma estrutura para passar o dia com conforto, principalmente para as crianças que podem correr à vontade!


 Seguindo esse caminho em linha reta você chega ao Kensington Palace, residência real por mais de três séculos e que foi o lar de muitos membros da família real, mas que deve toda sua fama, sem dúvida, por ter sido a casa da Princesa Diana até sua morte em 1997. De acordo com os londrinos, ela morava lá com sua família até o fim de seu casamento com o Príncipe Charles. 









Gente, eu sei que parece estranho esse esquilinho aqui, mas o meu marido tem mania de tirar fotos de flor, de bichos, de folhas, e por aí vai... Como o esquilinho era bonitinho resolvi postá-lo para fazer também uma média com o Gustavo, afinal de contas eu tinha deletado todas as fotos, lembra? 
 
Fofo, né?

       A Corte foi transferida para o Palácio de Kensington, no fim do século XVII e por uma feliz coincidência, estava aberto à visitação no período em que estivemos em Londres, com uma exposição que contava a história das sete princesas que moraram no Castelo, entre elas, Diana. 



A Princesa Diana morou mo Palácio de Kensington quando casada com a o Príncipe Charles... Por ser muito amada tanto pelos britânicos quanto em todo mundo, sempre há fotos e flores nos portões do Palácio, para homenagear a Princesa... 












           Evidentemente, fiz questão de comer uma comida londrina tradicional: Fish and Chips, mas devo admitir que odiei o purê de ervilhas...

 Visitar uma igreja londrina em Kensington Street


     Comer uma sobremesa divinamente local: chocalate bomb: Imperdível essa dica do Marcelo! Aqui fotos do restaurante em que é servida a iguaria bombástica!




O restaurante em questão só trabalha com produtos orgânicos!








E aqui, no detalhe, a Chocolate Bomb em pessoa!
Recomendo fortemente!!!!




Logo abaixo mais doces londrinos... Pensou que só houvesse vitrines assim em Paris? Ledo engano, Leitor! Ledo engano...







Localzinho muito conhecido pelos turista este aqui... Estamos na Oxford Street ou talvez na Regent Street, fomos procurar o IPad 3G 64 GB, para a Sandra, mas infelizmente só ia chegar na sexta pela manhã e o vendedor informou que daria fila... Todo mundo estava esperando!


Eu sei que essa é uma foto tradicional, mas não resisti! Afinal de contas, é minha primeira vez em Londres!
     Olha aí a Danusa e a princesa Luísa, que sabe cantar o hino do Botafogo todinho... Lavagem cerebral do pai, botafoguense doente.





Por incrível que pareça já são quase nove horas da noite e ainda está claro! De acordo com o Marcelo, demos muita sorte por termos ido nesse período do ano. De acordo com ele, dezembro é bem diferente...

 Evidentemente não poderia deixar de fotografar essa cabines icônicas, senão não seria  turista!
    Quer mais cotidiano londrino? Claro que não podia deixar de conhecer Kensington, principalmente com uma exposição sobre as sete princesas que viveram ali, o que incluía objetos pessoais e rotina no Palácio! Não sei o porquê, mas há no inconsciente coletivo um interesse absurdo pela realeza, principalmente quando se está em Londres... Mas, isso vai ser o assunto de um novo post, leitor!
      Por último mas não menos importante: O prédio tem o formato de uma bala de revólver é muito famoso por aqui: Estou falando do Gherkin!!!! A festa BB 40 anos em Londres foi aqui! Fala sério, gentem!!! O T6o Nude tá escândalo! Olha as fotos das vistas, em 360 graus, porque o prédio é redondinho...


Isso mesmo! fotos em 360 graus de toda Londres!!! De acordo com o Marcelo ele tem forma de pepino, por motivos óbvios, até seu nome é pepino em inglês. Mas, prefiro acreditar que ele parece uma bala de revólver, porque afinal de contas é bem mais chique néam?
        De acordo com o Paulo, gerente da agência do BB em Londres, esse não é um prédio turístico. Aliás, nem mesmo os ingleses têm acesso às suas dependências! Mas ele oferece uma vista maravilhosa da cidade, do seu quadragésimo quarto andar... E fomos convidados para uma festa lá! Pode?!




      
Vista do Gherkin


      Pensem em um casal comédia!!! Estes são o Daniel e a Esther! Eles conseguiam o impossível, acreditem! O Daniel, então quase mata o Marcelão de rir... Super figura! 



       

      Fotos raras: Dá para ver que a ponte está abrindo???



 
Essa é sem dúvida a ponte mais famosa de Londres: London Bridge City. Acho que dispensa comentários!!!