quinta-feira, 7 de abril de 2011

Receitinha da Semana: Bolo de Cenoura

Que coisa deliciosa é o gostinho  de um bolo de cenoura bem amarelinho, que acabou de sair do forno, com aquela cobertura de chocolate meio quebradiça... Humm! Pecado!!! Pesquisando na internet encontrei essa receita que ontem mesmo foi testada aqui em casa e super aprovada! Acho que o segredo do sucesso desse bolo é a sua simplicidade! A receita não tem nada de rebuscada e nem exige técnica apurada. Na verdade, nos remete à infância, porque essa é a receita caseira que sem duvida nenhuma, todo mundo, um dia, já experimentou...
Como essa é uma das receitas mais populares, todo mundo tem a sua, há inclusive, quem coloque iogurte para deixar a massa mais úmida e o sabor  da cenoura mais acentuado. Inclusive a calda também sofre variações sobre o mesmo tema, sem sair do tom! Pode ser feita com calda de chocolate caseira [açúcar, água e chocolate em pó], minha preferida, ou com brigadeiro mole. Os dois ficam muito bons”. Raspas de limão adicionadas à massa dão um toque especial.
Então aí vai a receita que eu encontrei no 
http://comida.ig.com.br/ 
Bolo de cenoura
Receita da chef pâtissèrie Kiki Felipe 

IngredientesMassa
4 cenouras médias descascadas e cortadas em rodelas grossas
1 xícara (chá) de óleo de canola
2 xícaras (chá) de açúcar cristal
4 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Calda de chocolate
170g de chocolate meio amargo
190g de creme de leite fresco
25ml de conhaque (opcional)

Modo de fazer
Massa
Pré-aqueça o forno a 180ºC (fogo médio). Bata no liquidificador a cenoura, o óleo de canola, o açúcar e os ovos até obter uma mistura líquida e homogênea. Em uma tigela grande, peneire a farinha de trigo. Com a batedeira ligada em velocidade média, adicione lentamente a mistura de cenoura do liquidificador à farinha de trigo peneirada. Quando a massa estiver homogênea, junte o fermento peneirado. Bata pouco e lentamente. Coloque a mistura em uma fôrma untada com manteiga derretida e polvilhada com farinha. Leve para assar por cerca de 50 minutos. Faça o teste do palito: se sair seco, o bolo está pronto. Desenforme quando estiver morno. Se desejar, use um cortador em formato de coração para obter a aparência da foto acima. Ideal para servir em porções individuais ou levar em piqueniques 

Calda de chocolate
Com a faca, quebre e corte o chocolate em pedaços bem pequenos. Passe por um processador de alimentos até que fique bem moído. Reserve. Coloque o creme de leite em uma panela e aqueça até o ponto de fervura. Com o processador ligado, adicione o creme de leite, devagar, e processe até a mistura ficar homogênea. Não bata em excesso. Transfira a calda de chocolate para uma tigela e deixe esfriar.
A calda de chocolate deverá estar na temperatura morna, encorpada, mas ainda líquida, para ser usada como cobertura do bolo. Caso a calda endureça muito, aqueça um pouco em banho-maria até a consistência desejada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário